A Nave do Conhecimento do Parque Madureira está de volta!
A reinauguração da Nave do Conhecimento Silas de Oliveira, aconteceu na manhã do dia 24 de dezembro de 2021 no Parque Madureira. Dia de sol, véspera de natal, o clima foi de festa!Ao som da bateria da Portela e do Império Serrano, o prefeito do Rio, Eduardo Paes participou da cerimônia de reabertura da Nave que foi projetada com o objetivo de democratizar o conhecimento digital.
Um espaço interativo que estimula a busca por conhecimento, aberto à população, disponibilizando gratuitamente diversas possibilidades tecnológicas. A Nave vai continuar promovendo cursos e atividades que visam potencializar a experiência digital, além de contribuir para o ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho através da capacitação em conhecimentos específicos tecnológicos.
-É papel do poder público prover o acesso a uma instalação como essa, um lugar de cursos que preparam as pessoas para esse mundo novo em que vivemos – Destacou Eduardo Paes, prefeito do Rio, em entrevista coletiva durante a reinauguração da Nave do Conhecimento de Madureira.
A primeira Nave do Conhecimento reinaugurada foi a Nave do Museu Cidade Olímpica e Paralímpica, no Engenho de Dentro, aberta ao público desde o dia 20 de dezembro, a segunda reaberta foi a Nave de Madureira e os outros sete equipamentos também serão reativados. A coordenadora geral do projeto Roseane Tavares compartilhou suas expectativas;
“Minhas expectativas quanto a reabertura das naves é a mais otimista possível. Depois de um longo período sem atividades, as naves estarão de braços abertos esperando a comunidade. Oferecendo acesso gratuito a cursos e atividades voltadas a promoção da inclusão social, o empreendedorismo e a redução das desigualdades sociais por meio da tecnologia. Nosso desejo é atingir esse público, muitas vezes carente de conhecimento digital, proporcionando diferentes oportunidades e potencializando os saberes e as vocações locais dessa comunidade através da promoção, da produção e da difusão de soluções e tecnologias”
Inaugurada em julho de 2012, durante a primeira gestão do Prefeito Eduardo Paes, a Nave do Conhecimento de Madureira foi nomeada em homenagem ao professor de português e compositor autor de sambas de enredo que se tornaram clássicos, Silas de Oliveira.
O espaço oferecerá gratuitamente cursos na área de tecnologia, oficinas, palestras, visitas virtuais e lazer aos frequentadores. O acesso à internet banda larga é gratuito no local, fruto de uma parceria com a operadora Claro.
– Estamos devolvendo à comunidade mais um equipamento. Trabalhamos muito ao longo deste ano para esse momento. As Naves são fundamentais para promovermos políticas públicas de fomento, difusão e capacitação da utilização das ferramentas tecnológicas. São espaços que visam à democratização do acesso à informação e ao conhecimento – ressaltou o secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Willian Coelho.
Ambientes tecnológicos
A Nave do Conhecimento de Madureira conta com diversos ambientes interativos. O local tem espaço com computadores destinados ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de apoio aos usuários, o que possibilita pesquisas e consultas a outros acervos.
Recepção Digital – local onde o usuário poderá cadastrar-se, reservar computadores, consultar as grades de eventos da unidade e de horários das aulas da Sala Multimídia, além de dar sugestões.
Lan Table – espaço com computadores destinado ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de auxílio ao usuário.
Biblioteca Digital – ambiente com acesso à banda larga, que permite à população consultar acervos de outras bibliotecas para pesquisas escolares e navegação em busca de conhecimento.
Sala Multimídia – local para aulas com computadores que também serve de suporte para atividades educacionais dos colégios existentes na comunidade.
Área Infantil – cavernas digitais com tablets disponíveis para os visitantes
Horário de funcionamento:
De terça a sábado de 9h às 21h.
Domingos de 9h30 às 16h30.
Fechada segundas-feiras e feriados.